Histórico

Serra Branca é um município brasileiro localizado na microrregião do Cariri Ocidental, estado da Paraíba. Sua população em 2014 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 13.488 habitantes, distribuídos em 738 km² de área.

História 

A Região do Cariri foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de Campina Grande, que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis. 

Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá.  Com o antigo nome de Serra Branca foi elevada à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960.

Alterações toponímicas distritais  Serra Branca para Itamorotinga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Itamorotinga para Serra Branca alterado, por Ato das Disposições Transitórias Constitucionais do Estado da Paraíba Promulgado em 11-06-1947.

Economia

Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, comércio e principalmente no funcionalismo público. As principais culturas são milho e feijão. Na pecuária predomina a criação de caprinos e ovinos. Existe também uma pequena indústria de beneficiamento da castanha de caju na comunidade das Duas Serras (zona rural). Podemos observar também o crescimento da Piscicultura artesanal (com uma associação de pescadores)e da Apicultura em pequena produção.

Turismo

Uma atração turística é a Serra do Jatobá, também conhecida por Pedra Esbranquiçada (origem do nome da cidade), grande rocha de cor branca (que pode ser vista até do espaço), predominando sobre a caatinga e que forma em seu redor área permanentemente verde em função do solo arenoso e a presença de umidade, mesmo nos períodos de seca.O local tem tudo para o turismo, possibilitando vôos de asa delta. A pedra tem inclinação adequada, os ventos são fortes e constantes, a luz do Sol é abundante e a paisagem, vista de cima é deslumbrante!

Na serra do Jatobá existe um conjunto de pinturas rupestres em um grande lajedo e caverna. O local é muito interessante para realização de “trekking”. A Serra Branca ou Serra do Jatobá é considerada o maior batólito da América do Sul, um local perfeito para trilhas, rapel, escaladas, e várias outras modalidades de esportes de aventura. Tem também o Santuário do Menino Jesus de Praga, situado no Bairro dos Pereiros.

Cultura e tradição

Serra Branca já não apresenta os traços culturais de outrora. Em tempos passados, ainda não remotos, eram impressionantes os Carnavais e as vaquejadas realizadas no município. Atualmente, ainda merecem destaque a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e as festas juninas, principalmente os festejos de São João.

Comunicação

Serra Branca possui três emissoras de rádio sendo duas comerciais e uma comunitária:

Serra Branca FM – 103,3
Ind FM – 107,7
Solidariedade FM – 87,9
 

Área da unidade territorial
687,536
km²
Estabelecimentos de Saúde SUS
12
estabelecimentos
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2010 (IDHM 2010)
0,628
 
Matrícula – Ensino fundamental – 2012
1.993
matrículas
Matrícula – Ensino médio – 2012
460
matrículas
Número de unidades locais
187
unidades
Pessoal ocupado total
955
pessoas
PIB per capita a preços correntes – 2012
5.802,55
reais
População residente
12.973
pessoas
População residente – Homens
6.334
pessoas
População residente – Mulheres
6.639
pessoas
População residente alfabetizada
9.804
pessoas
População residente que frequentava creche ou escola
4.127
pessoas
População residente, religião católica apostólica romana
11.472
pessoas
População residente, religião espírita
58
pessoas
População residente, religião evangélicas
1.111
pessoas
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes – Rural
223,33
reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes – Urbana
324,00
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio – Rural
877,72
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio – Urbana
1.152,49
reais

Fonte:IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

PORTAL DA TRANSPARÊNCIAACESSO À INFORMAÇÃO - E-SIC

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com