MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA É CONTEMPLADO COM FILTROS DE CERÂMICA PARA AS FAMÍLIAS CARENTES DA ZONA RURAL

Assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável. Este é o objetivo do Viva Água, programa do Governo da Paraíba, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciado ano passado, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, e que tem como meta a distribuição de 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem.

Na segunda-feira (17) as ações do programa chegaram à Serra Branca, a pedido por Ofício SEMAS Nº 008/2017, de iniciativa da equipe da Secretaria de Assistência Social através do Secretário Aderbal Brito Leka, o município de Serra Branca foi contemplado com 330 filtros de cerâmica do Programa Viva Água que serão distribuídos à população beneficiária do Programa Bolsa Família residentes na zona rural, que possuem renda per capta de até 85,00 por pessoa. Serão distribuídos 1 filtro por cada residência que estiver dentro dos critérios citados, onde será estipulado uma data junto à Coordenação do Programa para que sejam realizadas as entregas no município.

O secretário Aderbal Brito Leka destacou sua preocupação com cada pessoa que mora nos lugares mais distantes. Ele frisou que os filtros são destinados às famílias que estão inscritas no Cadastro Único, que preenchem critérios que configuram situação de vulnerabilidade social. Lembrou a importância e o papel da mulher na formação das famílias, e que uma das ações da SEMAS é  incentivar as ações produtivas em cada comunidade, implantando oficinas através do CRAS VOLANTE, garantindo assim a autonomia financeira.

Segundo o Secretário esta é mais uma ação que o governo “Esperança para seguir em frente” faz para amenizar a problemática da escassez de água no município, tendo em vista, outras ações já realizadas pelo Prefeito Souzinha como perfuração de poços e reaberturas de outros poços que haviam sido desativados, assim como a limpeza do açude do DNOCS para espera das chuvas que Deus irá se encarregar de mandar.